Uma pesquisa recente desvendou o processo de armazenamento de novos conhecimentos relativo à atividade intelectual durante o sono. Além do aprendizado, também a memória motora e a espacial se consolidam à noite, cada qual numa fase do sono.
O SONO SE DIVIDE EM 5 FASES
Fases 1 e 2: Memória Motora
Nas duas fases mais leves do sono, o cérebro se encarrega de guardar informações relacionadas a atividades como tocar um instrumento musical ou praticar um esporte.
Fases 3 e 4: Memória espacial
Sem ela, responsável pelo senso de direção, não seria possível ir de casa para o trabalho sem ajuda de um mapa.
Fase REM (5): Memória intelectual
A fase do sono na qual ocorrem os sonhos é fundamental à permanência no cérebro de novas informações relativas à atividade intelectual, como que se aprende em sala de aula.
OBS: A fase 5 é marcada pela rápida movimentação dos olhos durante o sono, dai vem a sigla REM - Rapid Eye Movement.
O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO
• As informações captadas ao longo do dia chegam ao hipocampo, região do cérebro onde fica uma substância - a acetilcolina - capaz de receber e guardar temporariamente os conhecimentos.
• Durante o sono, a acetilcolina permanece praticamente inativa, uma vez que o cérebro não recebe novas informações.
• Os cientistas descobriram que apenas com a acetilcolina inerte os neurônios conseguem formar uma rede por meio da qual as informações migram à outra região do cérebro, o néocortex.É nela que fica armazenada a longo prazo a memória relativa ao aprendizado.
RELÓGIO PADRÃO
Com base na observação da atividade cerebral, os cientistas já sabem que os melhores períodos do dia para a aquisição de novos conhecimentos são determinados, basicamente em função da hora em que a pessoa acorda. O sono ideal para o aprendizado vai das 22h às 6h. Eis as razões:
Das 6h às 8h - O período é desfavorável ao estudo. Os bilhões de neurônios inertes precisam de pelo menos 2 horas para voltar à ativa.
Das 8h às 12h - O corpo libera hormônios, como o cortisol e os da tireóide, que estimulam a atividade dos neurônios. São quatro horas valiosas para a assimilação de informações.
Das 12h às 13h - Hora do almoço. O corpo esta voltado para a produção de um conjunto de hormônios que confere sensação de fome. A capacidade de concentração fica comprometida - evite estudar agora.
Das 13h às 14h - O processo de digestão consome cerca de uma hora e provoca ainda mais lentidão dos neurônios. Pesquisas revelam que uma sesta neste período potencializa a memória.
Das 14h às 18h - O corpo volta a liberar hormônios que melhoram a performance dos neurônios. É boa hora para apreensão de novos conhecimentos.
Das 18h às 21h - Bom momento para uma revisão da matéria. Novas pesquisas revelam que é justamente doze horas depois do despertar que os neurônios mais se dedicam ao processamento de informações assimiladas ao longo do dia.
Das 21h às 22h - O corpo produz melatonina - o hormônio do sono - e o cérebro passa a funcionar em ritmo mais lento. O ideal é voltar a estudar no dia seguinte.
PONTEIROS TROCADOS
Especialistas por que certos hábitos noturnos podem interferir no aprendizado em quatro situações.
1) Acordar meio-dia - As pesquisas mostram que o melhor sono é até as 8 horas, quando fatores como a temperatura mais baixa do corpo e a menor luminosidade contribuem para o descanso. O desajuste nos ponteiros ainda encurta os períodos mais favoráveis do dia ao aprendizado.
2) Dormir menos de oito horas - Não são todas as pessoas que precisam dormir oito horas seguidas, mas essa é a média de tempo que 90% levam para passar por cinco ciclos completos de sono - o que é o ideal. Depois da conclusão de cada ciclo, são dois os efeitos positivos ao aprendizado: o descanso da mente e a consolidação da memória.
3) Trocar a noite pelo dia - O sono diurno não tão benéfico quanto o noturno. À noite, a produção de hormônios fundamentais à realização de funções vitais é mais intensa e os períodos de sono REM são mais longos. Como é justamente nessa fase do sono que ocorre o processo de consolidação da memória, é melhor dormir à noite.
4) Crianças que dormem pouco - Elas precisam de mais tempo para armazenar na memória a vasta quantidade de informações assimiladas ao longo do dia e para produzir hormônios de crescimento. De 5 aos 12 anos, portanto, deve-se dormir, em média, dez horas seguidas.
Fonte: Revista VEJA nº 46 - 21 de novembro de 2007.
***
Quem puder leia a matéria completa, é fodante!! Fiquei até emocionado!!
apropósito: DURMAM 8 HORAS POR DIA!!!
Bjos cadelas!!!
O SONO SE DIVIDE EM 5 FASES
Fases 1 e 2: Memória Motora
Nas duas fases mais leves do sono, o cérebro se encarrega de guardar informações relacionadas a atividades como tocar um instrumento musical ou praticar um esporte.
Fases 3 e 4: Memória espacial
Sem ela, responsável pelo senso de direção, não seria possível ir de casa para o trabalho sem ajuda de um mapa.
Fase REM (5): Memória intelectual
A fase do sono na qual ocorrem os sonhos é fundamental à permanência no cérebro de novas informações relativas à atividade intelectual, como que se aprende em sala de aula.
OBS: A fase 5 é marcada pela rápida movimentação dos olhos durante o sono, dai vem a sigla REM - Rapid Eye Movement.
O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO
• As informações captadas ao longo do dia chegam ao hipocampo, região do cérebro onde fica uma substância - a acetilcolina - capaz de receber e guardar temporariamente os conhecimentos.
• Durante o sono, a acetilcolina permanece praticamente inativa, uma vez que o cérebro não recebe novas informações.
• Os cientistas descobriram que apenas com a acetilcolina inerte os neurônios conseguem formar uma rede por meio da qual as informações migram à outra região do cérebro, o néocortex.É nela que fica armazenada a longo prazo a memória relativa ao aprendizado.
RELÓGIO PADRÃO
Com base na observação da atividade cerebral, os cientistas já sabem que os melhores períodos do dia para a aquisição de novos conhecimentos são determinados, basicamente em função da hora em que a pessoa acorda. O sono ideal para o aprendizado vai das 22h às 6h. Eis as razões:
Das 6h às 8h - O período é desfavorável ao estudo. Os bilhões de neurônios inertes precisam de pelo menos 2 horas para voltar à ativa.
Das 8h às 12h - O corpo libera hormônios, como o cortisol e os da tireóide, que estimulam a atividade dos neurônios. São quatro horas valiosas para a assimilação de informações.
Das 12h às 13h - Hora do almoço. O corpo esta voltado para a produção de um conjunto de hormônios que confere sensação de fome. A capacidade de concentração fica comprometida - evite estudar agora.
Das 13h às 14h - O processo de digestão consome cerca de uma hora e provoca ainda mais lentidão dos neurônios. Pesquisas revelam que uma sesta neste período potencializa a memória.
Das 14h às 18h - O corpo volta a liberar hormônios que melhoram a performance dos neurônios. É boa hora para apreensão de novos conhecimentos.
Das 18h às 21h - Bom momento para uma revisão da matéria. Novas pesquisas revelam que é justamente doze horas depois do despertar que os neurônios mais se dedicam ao processamento de informações assimiladas ao longo do dia.
Das 21h às 22h - O corpo produz melatonina - o hormônio do sono - e o cérebro passa a funcionar em ritmo mais lento. O ideal é voltar a estudar no dia seguinte.
PONTEIROS TROCADOS
Especialistas por que certos hábitos noturnos podem interferir no aprendizado em quatro situações.
1) Acordar meio-dia - As pesquisas mostram que o melhor sono é até as 8 horas, quando fatores como a temperatura mais baixa do corpo e a menor luminosidade contribuem para o descanso. O desajuste nos ponteiros ainda encurta os períodos mais favoráveis do dia ao aprendizado.
2) Dormir menos de oito horas - Não são todas as pessoas que precisam dormir oito horas seguidas, mas essa é a média de tempo que 90% levam para passar por cinco ciclos completos de sono - o que é o ideal. Depois da conclusão de cada ciclo, são dois os efeitos positivos ao aprendizado: o descanso da mente e a consolidação da memória.
3) Trocar a noite pelo dia - O sono diurno não tão benéfico quanto o noturno. À noite, a produção de hormônios fundamentais à realização de funções vitais é mais intensa e os períodos de sono REM são mais longos. Como é justamente nessa fase do sono que ocorre o processo de consolidação da memória, é melhor dormir à noite.
4) Crianças que dormem pouco - Elas precisam de mais tempo para armazenar na memória a vasta quantidade de informações assimiladas ao longo do dia e para produzir hormônios de crescimento. De 5 aos 12 anos, portanto, deve-se dormir, em média, dez horas seguidas.
Fonte: Revista VEJA nº 46 - 21 de novembro de 2007.
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Quem puder leia a matéria completa, é fodante!! Fiquei até emocionado!!
apropósito: DURMAM 8 HORAS POR DIA!!!
Bjos cadelas!!!
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