quinta-feira, 26 de maio de 2011

Misturar cerveja com destilado faz mal?

Quem nunca ouviu um amigo de ressaca reclamar “fiquei ruim porque misturei cerveja com whisky/tequila/balalalica/askov/teleco-teco/outro destilado qualquer”, e ficou pensando “esse cara tá de migué, fica inventando desculpa por ter enfiado o pé na jaca”.

cerveja_pinga

Pois bem, venho por meio deste post esclarecer um grande mistério que assola a humanidade desde seus primórdios: misturar cerveja com destilado é pior do que beber só cerveja ou só destilado?

Facilmente concluímos que beber só cerveja é bem melhor menos pior do que beber destilados, isso porque a composição da cerveja gira em torno de de 90 a 95% de água e apenas, aproximadamente, 4,5% de álcool. Já as bebidas destiladas, em média, possuem 40% de álcool. Ou seja, você tem que beber quase 10 vezes mais cerveja pra equivaler ao destilado.

Mas isso ainda não respondeu à grande questão da humanidade. Então lá vai: misturar cerveja com destilado É SIM, pior do que beber só cerveja ou só destilado!

Não é que seja pior, misturar as duas bebidas faz com que o organismo absorva o álcool mais rapidamente.

Funciona assim, a cerveja tem gás. O gás, por sua vez, aumenta a pressão dentro do estômago e isso força o organismo a absorver o álcool mais depressa. A cerveja sozinha não faz muito estrago porque a concentração de álcool é pequena (4,5%), mas quando misturado com uma bebida destilada (40%), o gás da cerveja faz com que o organismo absorva essa grande quantidade de álcool (da bebida destilada) mais depressa, acelerando assim o processo de enfiamento de pé na jaca!

submarino

Agora você já sabe porque o submarino do Alemão te deixa de pileque tão rápido.

Nenhum comentário: